Posts Tagged ‘ Globo ’

Mais um troca-troca na Globo

Depois de mandar Renato Machado tomar um cházinho com a Rainha da Inglaterra, desmanchar o casal Chico e Mariana em favor de César Tralli no SPTV, deslocando Mariana para a GloboNews e Chico para o Bom Dia Brasil, e depois de colocar Partrícia Poeta na bancada do Jornal Nacional porque Fátima Bernardes foi ter um Encontro(não é nada disso que você está pensando) nas suas manhãs, a Globo, na gestão de Carlos Henrique Schroder, seu ex-diretor de jornalismo, realizou outra grande mudança:

Os índices de audiência do Vídeo Show já não estavam agradando a alta cúpula da ree carioca, por isso, Ricardo Waddington foi chamado para salvar a atração.

Desde então, muita coisa mudou, como por exemplo, os apresentadores indo para a rua.

Aliás, é sobre os apresentadores que eu quero falar.

Se especulou que Fernanda Lima e Zeca Camargo iriam comandar juntos o Vídeo Show no lugar de André Marques e Ana Furtado.

A Fernanda não entrou, André, Ana e Bruno e Luca saíram. Foi a deixa para se confirmar a entrada de Zeca na atração em questão.

Com a ida de Zeca para o VS, ficaria a dúvida: E o Fantástico?

Parecia que Zeca e Renata Ceribelli tinham uma sinergia, formavam uma parceria perfeita. O Tadeu entrou no time como um penetra, pois ele era do bloco de esportes.

Quando foi anunciado que o Zeca sairia do “Show da Vida”, Renata também entrou no bonde: ela vai virar repórter exclusiva do Fantástico em Nova York.

Com os dois fora do dominical, Schroder resolveu por tirar Renata Vasconcelos da companhia de Chico Pinheiro no Bom Dia Brasil, no qual a cidadã estava há 11 anos, e colocá-la no Fantástico, ao lado de Tadeu, o pseudo-apresentador.

Falavam que o Tadeu iria sair, mas isso não se confirmou.

Já no Bom Dia, quem assume o lugar de Renata é Ana Paula Araújo, que até sexta-feira era titular da 1ª edição do RJTV, e substituta de Sandra Annenberg no Jornal Hoje, de Patrícia Poeta, no Jornal Nacional e da própria Renata, no BDB.

Bom, podiam colocar Ana Luiza Guimarães como a nova âncora do Bom Dia, já que substituiu tanto a Renata e já virou uma das figurinhas tarimbadas das manhãs globais, mas tudo bem.

E tem mais mudanças por aí: já se fala em Sandra Annenberg voltando ao Jornal da Globo, no lugar de Cristiane Pelajo, com a mesma indo para o Hoje.

E se Tadeu sair do Fantástico, o Além tem uma dica: chamem o Evaristo!

No mais, é esperar para ver o que vai acontecer…

tweetmeme_style = ‘compact’; tweetmeme_url = ‘https://redealem.wordpress.com/2013/09/30/mais-um-troca-troca-na-globo/’; tweetmeme_source = ‘luizflavio18’; tweetmeme_service = ‘TinyURL.com’;

Anúncios

A programação da Globo #Vem_Aí

  1. Neste mês, a Globo resolveu colocar no ar várias chamadas com o seguinte mote >> Vem aí: Plim Plim.

    Isto serve para dar aquele suspense sobre a nova grade, que deve ser apresentada dia 27, no especial cujo nome tem esta Hashtag: #Vem_Aí.
  2. E #Vem_Aí a twittosfera falando das novidades na Globo (e de outras coisas):
  3. Pra você entender o que é o #Vem_Aí, #fikdik:
  4. Já viu a nossa campanha #Vem_aí? Não? Confira tudinho aqui: glo.bo/ZGjM2D.
  5. Hoje, em Salve Jorge:
  6. ( [ O ] )( [ O ] )( [ O ] ) RT @rede_globo Sabe onde você fica sabendo de tudo que #Vem_Aí? No nosso site: redeglobo.globo.com. ( [ O ] )
  7. ( [ O ] )
  8. Sabe onde você fica sabendo de tudo que #Vem_Aí? No nosso site: redeglobo.globo.com. ( [ O ] )
  9. Autores da Grande Família vieram inspirados esse ano. Todo mundo junto, mais confusão. #AGrandeFamília. #Vem_Aí
  10. Na programação da #Globo do site Quinta q vem tem um programa de uma hora intitulado #Vem_ai!! Do q se trata???
  11. A nova programação da Globo…
  12. E tem gente que faz piada…
  13. #vem_aí o plantão do amor, do rim doendo, do carro morrendo, do purê de batata, do mico. #vem_aívocê instagram.com/p/XN4TyKoCSe/

Paraolimpíadas 2012: para a Globo pode ser um tiro no pé

Todos nós, telespectadores, sabemos que os Jogos Olímpicos de 2012 são exclusivos da Record, ou seja, quem não tem Banda Larga, ou TV por assinatura, tem que recorrer à Rede dos Bispos, e sua “maravilhosa cobertura exclusiva”, ou à Record News(que é um canal de notícias, tá?) ou então recorrer ao rádio, já que a Bandeirantes, e, principalmente, a Globo(as verdadeiras emissoras olímpicas do país) não estão presentes.

Mas depois das Olimpíadas, vem as Paraolimpíadas, que são os Jogos para os portadores de necessidades especiais.

O que me causa estranheza, é que a Globo, que perdeu as Olimpíadas para a Record, ficou comprou os direitos de transmissão da Paraolimpíada deste ano, em Londres.

E o que causou mais espanto é a ideia de transmiir os eventos ao vivo.

Sendo que no evento principal, eles compraram um pacote jornalístico da OBS, e tem que creditar as imagens, em vídeo, a sua principal rival.

As Paraolimpíadas ocorrem entre 29 de agosto a 9 de setembro, enquanto que os Jogos Olímpicos vão de 27 de julho a 12 de agosto.

Mas aí fica a pergunta: Pra quê transmitir as Paraolimpíadas, se o evento principal não é seu?

Aí, durante a confecção do post, vi, através do Papo de Bola(grande Edu, Boa sorte nestes dias de Olimpo), este anúncio falso da emissora do Jardim Botânico:

306350_449684538399040_231101931_n

Aí então, pensei, porque a Record, que roubou as Olimpíadas da Globo, não recebe de graça, lá do Jardim Botânico, as ParaOlimpíadas?

Se a aquisição da Paraolimpíada foi para se vingar da Record, acho que foi um verdadeiro tiro no pé, ou melhor, um tiro n’água.

Paraolimpíada nunca foi digna de uma grandiosa cobertura, como o Pan, as Olimpíadas, ou a Copa do Mundo.

É melhor a Globo se focar na Copa de 2014, ou nas próximas Olimpíadas, em 2016, que serão em casa, ou melhor, no Rio de Janeiro.

Por isso aqui vai um recado: Londres 2012, é coisa do passado.

tweetmeme_style = ‘compact’; tweetmeme_url = ‘https://redealem.wordpress.com/2012/07/29/paraolimpadas-2012-para-a-globo-pode-ser-um-tiro-no-p/’; tweetmeme_source = ‘luizflavio18’; tweetmeme_service = ‘TinyURL.com’;

Record News ganha sobrevida, mas segue próxima da extinção

No inicio desta semana, rumores davam conta da extinção da Record News, canal de notícias integrante do mesmo grupo onde a Record está presente.

Os rumores eram tão grandes que até um dia já foi escolhido para o encerramento das suas operações: 31 de janeiro, terça-feira.

Porém, no mesmo dia, a Record enviou um comunicado onde desmentiu todos esses rumores, dizendo que a RecNews irá transmitir as Olimpíadas de Londres, que irão ocorrer no segundo semestre, e afirmando, principalmente, que a emissora tem índices de faturamento e audiência razoáveis em todo o país.

Aliás, os motivos, para que alguns diretores da Record quisessem o fim da Record News, eram, justamente, o faturamento, ínfimo, e a audiência, traço geral, as vezes até dando 0.

“Como todos sabemos”, a Record News estreou no dia 27 de dezembro, sucedendo a Rede Mulher em boa parte do país.

A RecNews leva a alcunha de “o 1º canal da TV aberta com notícias 24 horas”.

A ideia surgiu em 2006, com o objetivo de fortalecer o telejornalismo, realizar novas experiências na área e buscar novos talentos para a "emissora-mãe". O motivo pela escolha de entrar no lugar da Rede Mulher, foi a alta penetração da tradicional emissora feminina no país. Durante a “fase de montagem”, alguns executivos da Record foram conhecer a estrutura de uma “pequena” emissora chamada CNN, que faz um certo sucesso em todo o mundo, enquanto isso, a Record montou grandes estruturas em todo o país e adotou uma cartilha do telejornalismo regional, submetendo suas afiliadas a novas regras, como, por exemplo, a padronização dos jornais locais: Praça no Ar, nas manhãs, e Praça Record, durante a noite. O processo, atualmente, ainda se encontra em transição, pois algumas afiliadas relutam em aceitar as novas normas, e algumas dessas afiliadas deixaram a Rede Record.

Numa entrevista ao Portal Imprensa, Alexandre Raposo, presidente da Record, e um dos homens de confiança do seu Edir, disse que a Record News seria, e é, um meio de tirar proveito dos noticiários da emissora-mãe(ou seja, as várias reprises de notícias nas reedições do Jornal da Record), fortalecer a marca “Record”, aumentar as possibilidades de crescimento e atingir um público mais qualificado(contra outra, vai), resultando em um bom faturamento(o que não vem acontecendo, daí, o desejo da exinção da RecNews).

A Record News foi inaugurada com uma cerimônia, comandada por Celso Freitas e, que contou com as presenças do (então) presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do (então) governador do estado de São Paulo, e atualmente pré-candidato à prefeitura, José Serra, do prefeito da cidade de São Paulo, e atual candidato à reeleição, Gilberto Kassab, do (já citado) presidente da Record, Alexandre Raposo, e Edir Macedo, ele mesmo. Fafá de Belém encerrou a cerimônia cantando a música mais esquecida por todos nós brasileiros (não é Vanusa?), o Hino Nacional Brasileiro.

A RecNews foi alvo de mais dois capítulos daquela birrinha entre a Record e a Globo:

o primeiro é em relação à NET: além de obter maior cobertura em todo o país, a estratégia de usar o sinal da Rede Mulher também seria uma maneira de garantir a presença do canal na operadora que, lógico, pertence à Globo, pois os sábios da Record pensavam que como a NET já carregava a antiga emissora, no caso à Rede Mulher, a RecNews não iria enfrentar o, segundo eles, “monopólio” imposto pela Globo, com o apoio da Bandeirantes, que vetaria um concorrente da Globo News, menos o Band News, na operadora.

Mas, a NET soltou uma nota, na Folha de São Paulo, dizendo que não é obrigada a distribuir a Rede Mulher em cidades como São Paulo e Rio, onde a emissora tem apenas retransmissoras" e, como o "contrato é (ou era) para distribuir a programação da Rede Mulher", um novo conteúdo, no caso a Record News, exigiria nova negociação com a NET (que vetaria o canal, mantendo a Globo News e o Band News como únicos canais de notícias em português disponíveis a seus assinantes).

Outra polêmica foi em relação a Record operar dois canais de TV aberta em São Paulo, com direito a ida do vice-presidente de relações institucionais das Organizações Globo, Evandro Guimarães, à Brasília para denunciar a Record às autoridades, inclusive o (então) ministro das comunicações, Hélio Costa. A reclamação também foi feita pela Band. Porém, Hélio disse que está isento desse assunto e que é imparcial, pois não há irregularidade no caso. A Record aproveitou para exibir no Jornal da Record, e suas várias re-edições durante a programação, e na, recém inaugurada na época, Record News um editorial de protesto contra Globo e Band, porém a Globo que foi duramente criticada, só que no mesmo comunicado, a Record noticiou que o Grupo Bandeirantes operava dois canais de São Paulo (a própria Band e, na época a PlayTV), mas ignorou que por causa de razão social semelhante e que um grupo pode ter dois canais (um VHF e um UHF) é permitido por lei, desde que esse UHF tenha menor programação que o VHF (caso da RBS TV e da TVCOM).

Em 2008, a RecNews foi vista em Pelotas(RS) e Boa Vista(RR) por um curto espaço de tempo: na capital roraimense, a TV Caburaí retransmitiu o canal de notícias da Record por 3 meses, até voltar à Band; já no interior gaúcho, a TV Nativa retransmitiu a RecNews por um mês, até ingressar na rede da emissora-mãe.

Em 2009, a Record News entrou e saiu do canal 2 de Palmas rapidamente, no seu lugar está a Rede 21, da Band, e as 22 horas alugadas à Igreja Mundial, concorrente da IURD.

Depois de 2 anos, a NET interrompe a exibição da Record News, que estava no canal 93, ainda não se sabe quando o canal vai voltar.

A RecNews transmitiu com a emissora-mãe os seguintes eventos esportivos:

E irá transmitir as Olimpíadas de 2012, em Londres, o que garantiu, por enquanto, a sobrevida do canal de notícias.

Mas, a RecNews ainda está próxima do seu fim que, se não acontecer quando o mundo acabar no fim do ano, pode acontecer em 2013, ano em que a Record completa seus 60 anos.

Para continuar, a RecNews precisa investir em pessoal próprio, reportagens próprias, reduzir as reprises de programas, jornais e reportagens da Record a menos da metade, beirando 0% da grade, excluir os infomerciais, os terceirizados, tirar a IURD da grade, aumentar a cobertura, acabar com esse conto da carochinha de “primeiro canal de notícias da TV aberta”, já que também está na TV a cabo, enfim, um sacode geral para ser uma emissora mais forte, mais dinâmica, mais assistida por todos, e, porque não, uma emissora mais independente da emissora-mãe, no caso, a Record.

Porém, se tudo continuar como está, de 2013 não passará.

Alémtrospectiva BBB 12

Era para a Rede Além começar a cobertura completa do BBB 12, com notícias completas e o Além do Tempo Real.

Mas, motivos alheios à minha vontade me impediram de fazer isso.

Porém, decidi continuar, e paa que você não fique perdido, vamos a uma “Alémtrospectiva” com tudo o que aconteceu desde dias antes à estreia do reality até agora.

Nas semanas que antecediam à divulgação dos participantes, as especulações davam o tom do noticiário.

Os nomes dos participantes foram divulgados na quarta, dia 4: Fernanda, 29 anos, empresária, do Rio de Janeiro; Jakeline, 22 anos, estudante de Zootecnia, da Bahia; João Carvalho, 46 anos, representante comercial, de Minas Gerais; João Mauricio, 34 anos, pecuarista, de Goiás; Jonas, 25 anos, modelo, do Rio Grande do Sul; Kelly, 28 anos, assistente comercial, de Minas Gerais; Laisa, 23 anos, estudante de Medicina, do Rio Grande do Sul; Mayara, 23 anos, arte-educadora, de São Paulo; Netinho, 28 anos, advogado, de Minas Gerais; Rafa, 35 anos, projetista de iluminação, do Rio de Janeiro; Renata, 21 anos, estudante de Psicologia, de Minas Gerais; e Yuri, 26 anos, professor de Muay Thai, de Goiás.

1 dia depois da divulgação da lista, Netinho desistiu do reality, alegando estar pressionado. Ronaldo, 31 anos, vendedor, de Curitiba, entrou no lugar do mineiro.

O real motivo da saída de Netinho, foi a proibição, por parte de Boninho, de praticar a urinoterapia, ou seja, tomar do próprio xixi para fins medicinais.

2 dias depois da desistência de Netinho, mais uma desistência: Fernanda deixou a disputa pois a produção não permitiu o uso de medicamentos, e o uso de telefone. Fabiana, 35 anos, modelo, de São Paulo, entrou no lugar da carioca.

O BBB começou na terça, dia 10, com mais 4 participantes: Analice, 26 anos, é mineira, gordinha e moderna, adepta do uso de chicote. Daniel, 31 anos, de São Paulo, é o único negro do reality. Fael, 25 anos, foi definido como o bicho do mato da edição, com o estilo caubói, veio do Mato Grosso do Sul. Por fim, Monique, 23 anos, é de Porto Alegre, sensual e ex-mulher de jogador de futebol, e a primeira prova de resistência, que valia a imunidade na semana. Os BBBs deveriam entrar num carro, e o último a deixar o veículo vencia.

Depois de 30 horas e 1 minuto de prova, Kelly venceu, ganhou a imunidade e o carro.

Na quinta-feira, João Carvalho venceu a prova do líder.

A primeira festa do BBB 12 aconteceu no sábado, onde ocorreu a formação do primeiro casal, Yuri e Laísa, e um caso de estupro: Daniel teria feito sexo com Monique, enquanto ela dormia sob efeito da bebida. Nas redes socias, dizem que Daniel bolinou a sister, e pediram a expulsão do “estuprador”, o que Boninho negou.

Hoje, teremos formação de paredão, duplo, é esperar para ver.

tweetmeme_style = ‘compact’; tweetmeme_url = ‘https://redealem.wordpress.com/2012/01/15/almtrospectiva-bbb-12/’; tweetmeme_source = ‘luizflavio18’; tweetmeme_service = ‘TinyURL.com’;

A Record e mais um ”editorial dos desesperados”

Você se lembra que no dia 9, eu falei daquela reportagem exibida no Domingo(sem nada de)Espetacular, mostrando as conquistas da Record nos seguintes quesitos: audiência, faturamento, expansão(em todos os aspectos, inclusive o de rede), e crescimento.

Acessei, nestes dias, a coluna de João Paulo Dell Santo, do RD1, e essa coluna me fez voltar ao assunto, com mais calma, e riqueza de detalhes.

João Paulo enquadrou a reportagem, mostrada na Record, em um novo tipo de stand up comedy. E com razão. Aliás, o canal 7 de São Paulo, e toda a sua rede, deveria remanejar os responsáveis pela reportagem para o Legendários, ou para o Show de Humor, ou para o raio que o parta(são tantos programas que nem me lembro mais, aí, veio o raio que o parta).

E acompanhei as notícias que mostravam o declínio da audiência de toda a programação em 2011. Porém, ela ficou com cara de boba na reportagem. Parece que aos olhos da Record, a imprensa é uma dessas tiazinhas que estão na faixa dos 30, 40, 50 anos, que ficam o dia inteiro na janela bisbilhotando a vida dos demais…

Para o telespectador da Record, tudo que foi falado à respeito da queda da emissora, e que foi destaque em revistas, como a Veja, jornais, tipo a Folha, e portais de internet, casos do iG e do UOL, e que também foram destaque nas colunas de Flávio Ricco, Ricardo Feltrin e Patrícia Kogut e nos blogs de Maurício Stycer e José Armando Vanucci, era tudo inventado.

A história é conhecida do grande público: quando o dono é entra numa fria na justiça, ou quando se vê numa enrascada, a Record apela para a auto-promoção: nela, a receita é simples: vários gráficos, uma grande pitada de ironia, e muitas colheradas de egocentrismo, com exageros à gosto. Tudo para atrair o mercado e seus zumbis, digo, alienados, digo, telespectadores.

Com certeza, 2011 é um ano para ser esquecido pela Record. Nunca em 7 anos daquele projeto, “A Caminho da Liderança”, se viu uma verdadeira tragédia, que pode ser vista a seguir:

Quase 30 mudanças de horário e programas na grade, audiência despencando em vários programas:

O “Fala Brasil”, cuja reportagem aponta como líder nas manhãs há 3 anos, já começa a perder para o “Mais Você” e as receitas de Ana Maria Braga, e com Patati, Patatá e o Carrosel Animado já no retrovisor.

Na reportagem, o Hoje em Dia tomou para si o mérito de ter feito Fátima Bernardes ter deixado o “Jornal Nacional” para salvar as manhãs da Globo. Na verdade, a briga das duas, era com os desenhos do SBT, que vencia os dois programsa, e fazia a Record ficar preocupada até mesmo com o Manhã Maior(!).

As tardes da emissora se tornaram um verdadeiro infortúnio. “E aí, Doutor?”, “Marcas da Vida”, a reprise de “A História de Ester”, “Marcas da Vida” e o maior abacaxi do ano: o “Cidade Alerta”.

Hoje em Dia, sem trocadilhos, a Record vem com um “Tudo a Ver” que virou uma central de reprises do jornalismo, e eles: “Todo Mundo Odeia o Chris” e “Pica-Pau”, que já passou pelo SBT e pela Globo.

Pica-Pau, que segundo a reportagem, fez a Globo demitir o diretor do “TV Xuxa”.

O remake de “Rebelde”, cuja versão original se mostrou um grande sucesso no SBT, e que na reportagem da Record, disseminou a “Rebeldemania”, que segundo eles, é um movimento tão imprtante quanto O Iluminismo, e que já tá enchendo o saco no Twitter, só ver os TT´s diariamente, foi testado em várias faixas, e chegou a 6 pontos.

E o Jornal da Record? Em 2011, o principal produto do jornalismo da Barra Funda, ficou com 4 pontos, e ainda diz que quer enfrentar o Jornal Nacional? Bom, já tem gente pensando no retorno de Adriana Araújo…

“Vidas em Jogo”, uma novela caríssima, que tem alguns nomes já vistos na Globo, e que é uma das produções mais caras da história da Barra Funda, andou cravando 9 pontos.

A linha de shows então, leva surra do SBT a torto e a direito: “Ídolos” e “O Aprendiz”, por exemplo, perderam, e feio, para “A Praça é Nossa”!

Fins de semana, então se tornaram um tormento para a Rede dos bispos: “O Melhor do Brasil” já está desgastado, o “Legendários” está a léguas do “Zorra Total”, a “Maratona de Humor” é a salvação do “Tudo é Possível”, o “Programa do Gugu” só chega a liderança em raras ocasiões, e o “Domingo Espetacular” vem perdendo de Sílvio Santos, e ainda voltará a se preocupar com o “Pânico na TV”.

E “A Fazenda 4”? Também sofreu com o SBT.

Em 2011, o SBT, que era considerado como carta fora do baralho, segundo os diretpres e vice-presidentes da Record, fez que nem a Fênix: ressurgiu das cinzas. A rede de Sílvio Santos tem a vice-liderança pelas manhãs com o quarteto fantástico: Patati, Patatá, Priscila e Yudi. Nas tardes, é a vez de reprises, como Marimar e programas, como Casos de Família, que já mandaram 4 adversários pra lona(só ir na parte que fala das tardes da Record).

Record e SBT ficaram empatados na média nacional em dezembro: 4.7 pontos.

E a emissora da Anhanguera voltou a vice-liderança em algumas praças, entre elas estão 7 capitais: Brasília, Vitória(TV Tribuna), Goiás(TV Serra Dourada), Recife(TV Jornal), Rio de Janeiro e Porto Alegre.

E em Recife, o declínio da Record vai continuar, pois a Rede dos bispos passou a ser retransmitida pela TV Clube, que era afiliada da Band, que por sua vez, passou para a TV Tribuna.

Que a Record precisa voltar seus olhos à realidade, largar o mundinho do faz de conta pra lá e redefinir tudo o que foi investido, é verdade. Agora, o que é preciso é um choque de criatividade e originalidade para poder dizer que está a caminho da liderança, pois do jeito que está, é pra ir a caminho da liderança às avessas.

tweetmeme_style = ‘compact’; tweetmeme_url = ‘https://redealem.wordpress.com/2012/01/14/a-record-e-mais-um-editorial-dos-desesperados/’; tweetmeme_source = ‘luizflavio18’; tweetmeme_service = ‘TinyURL.com’;

Record se auto afirma, apesar dos números reais estarem errados

Ontem, tivemos mudanças no Pernambuco e na Paraíba.

Os Diários Associados substituíram o sinal da Band pelo sinal da Record nas TV´s com o nome Clube em Recife e João Pessoa.

Aí, resolveram mostrar neste “Domingo Espetacular” um VT espichadão alardeando bons números de audiência sobre Globo e SBT, inclusive reproduzindo manchetes de jornais e portais que se referissem a vitórias suas sobre as concorrentes. Porém, os mesmos jornais e portais de internet que mostraram os números positivos da Record, também foram os mesmos a informar que a Record caiu e muito na audiência, que vários nomes, como Tom Cavalcante foram embora da emissora.

Bem, como diz o nosso parceiro, Edu César do Papo de Bola: Gastar mais de 10 minutos com isso não dá, meus amigos. Sem contar que teve uma animação feita com bonecos de jornalistas da Globo que ficou ridículo.

E fica a nossa pergunta: Precisa desta autoafirmação?