Crônicas Além do Absurdo: Datena e o Jornal(ismo) da Record

Agora, a Rede Além vai mostrar seu lado mais absurdo. É a estreia do quadro Crônicas Além do Absurdo. Aqui, você lerá vários textos com uma análise que vai muito Além daquelas que você está acostumadas a ler.

E para começar, vamos falar da contratação de José Luiz Datena pela Record.

Ele estava na Band desde 2003, ou seja, 8 anos de Brasil Urgente e SP Acontece(desde 2008, 2009, sei lá)na TV aberta e de Manhã Bandeirantes(desde 2010) no rádio.

A partir de hoje, não o veremos mais no Brasil Urgente, e daqui a alguns dias, o veremos no novo Cidade Alerta, ou seja, quem pensa que era outro nome para o novo “Jornal da Record – edição das 5 da tarde”, na verdade é apenas o Cidade Alerta de volta e com o Datena.

A propósito, já tinhamos visto o Datena no inicio da década passada e, justamente, no Cidade Alerta, naquela época que tinhamos também um Fala Brasil de verdade, o Edição de Notícias(que depois virou 24 horas)  e um Jornal da Record de verdade.

Agora, em 2011, Datena retorna à emissora onde o jornalismo ganhou um só nome pelos incansáveis repetecos: Fala Brasil = Jornal da Record – 1ª Reedição; Hoje em Dia = uma mistura de Note e Anote com Jornal da Record; Record Notícias = Jornal da Record – 4ª Reedição São Paulo; Direto da Redação = Jornal da Record – Local – 1ª Reedição, 2ª Reedição (São Paulo);  Praça no Ar = Jornal da Record – Local – 2ª Reedição(menos SP), 3ª Reedição(São Paulo); Balanço Geral = Jornal da Record – Local – 3ª Reedição(menos SP), 1ª Reedição(São Paulo); Praça Record, de onde sai o material para as reedições locais, Domingo Espetacular = Jornal da Record – Edição de Domingo; Tudo a Ver: uma mistureba só: Jornal da Record + Domingo Espetacular, + Hoje em Dia + Top TV internet, do Programa do Gugu e reportagens tiradas do fundo do baú;  e o Jornal da Record, propriamente dito, uma verdadeira cópia do Jornal Nacional, da Globo.

Ou seja, o Jornal da Record tem 1 edição inédita e 2 reedições em rede, 4 reedições locais só para São Paulo e 3 reedições locais para toda a rede, uma edição inédita local e 1 edição aos domingos. Além do Repórter Record e do Câmera Record: Tudo a Ver – fridays extended edition(edição estendida das sextas-feiras).

Então, espero, eu, que não possa rebatizar o Cidade Alerta como Jornal da Record – 2ª Reedição.

Aliás, quero ver como o Datena vai se virar quando tiver que anunciar a resposta da Record às críticas da Globo, pois, Zé  Luiz tem muitas amizades por ali…

E até sei como ele vai falar lá no “Cidade Alerta: Jornal da Record – 2ª Reedição”: Me dá ibagens, ou você vai pro inferno, meu filho. Já que a Record pertence ao Edir Macedo…

Mas, brincadeiras a parte, espero que o Datena tenha toda a sorte deste, e de outros mundos, que Deus o ilumine e que Nossa Senhora Aparecida o ajude nesse retorno à Recópia(‘bom, neste caso, só Deus mesmo, porque, lá na Record, “tivemos uma treta com a santa”)…

E seja bem-vindo ao Jornal(ismo) da Record.

Rede Além dos 140 Caracteres. A rede de blogs que vai Além, para quem quer ir mais Além.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: